11th Gen Civic Forum banner
21 - 26 of 26 Posts
A imagem na parte inferior é o manípulo de mudança de velocidades Si (costura vermelha no couro tanto no manípulo como na bota, alumínio na parte superior e inferior do manípulo).

Nós ainda não vimos o 11º gen Type R, é claro (apenas a promessa de que ele existirá), mas o manípulo do 10º gen Type R tem um revestimento de couro vermelho (não apenas costura) e um padrão de mudança preto no preto, exceto por um "R" vermelho (para Type R, entendeu?) para o logotipo da marcha a ré na parte superior. Não tenho certeza se o peso é diferente dos manípulos Si ou Civic 6MT normais.

View attachment 5326
Meu revendedor me disse que eles não estão lançando um Type R para 2022 por causa do novo estilo da carroceria, mas eles estarão para 2023.

OK, decidi que realmente queria experimentar o manípulo da alavanca de mudanças do Civic Si de 9ª geração que tinha por perto com o meu Civic ST 6MT de 2022 (um amigo meu tinha-o passado para eu experimentar no meu Acura TSX de 2007, depois que ele optou por outro manípulo aftermarket no seu Si, e eu acabei por decidir que gostava mais do manípulo de mudanças TSX de fábrica naquele carro).

Como observado neste tópico, o problema é que não há porca de bloqueio que se encaixe na bota neste carro - há uma presilha de plástico branca que é embutida (colada?) na parte inferior do manípulo de mudanças OEM ao qual a bota se prende. Então, quando removi o manípulo original e girei o manípulo Si até o fim, a bota não tinha nada para prender, além de o manípulo estar a cerca de 90 graus de não estar corretamente orientado (ou seja, com o padrão de mudança reto).

Passei na minha loja local de ferragens Ace e peguei uma porca flangeada M10-1.5 e algumas arruelas M10 - três planas e três arruelas de trava. Custou-me uns $5? (Não me lembro porque peguei um monte de outras coisas ao mesmo tempo, mas são apenas fixadores métricos soltos...)

Girei a porca flangeada no eixo da engrenagem o máximo que pude, depois adicionei a arruela de trava e a arruela plana e, em seguida, girei o manípulo Si até o fim. E ele se alinhou perfeitamente!

Agora, o único problema era prender a bota da alavanca de mudanças. Ele tem pequenas lacunas para encaixar com as abas de plástico no câmbio original. No entanto, no geral, o diâmetro da bota é um pouco menor do que a porca flangeada - o que significa que, com um pouco de puxão forte, consegui colocar o anel da bota sobre a porca e ele está muito apertado.

Então sim, há um pouco de espaço ou espaçamento visível - não me incomoda. E como eu suspeitava, usar o manípulo Si é MUITO melhor do que o original. Melhor sensação na mão, e juro que a mudança de marchas também parece mais suave agora, por razões que não consegui explicar.

Estarei experimentando outros manípulos de câmbio nos próximos meses, mas por enquanto estou rodando com este! -- Posso usar fita isolante preta para “escurecer” a parte inferior prateada do manípulo de câmbio ao mesmo tempo que obscureço os fixadores Ace M10 (que não são da mesma cor que as peças de alumínio do manípulo).

Image

... Estou curioso para saber se este pequeno dispositivo para o 10G Civic vai funcionar - encomendei um para descobrir

[/URL][/URL]

View attachment 5348

Talvez ainda precise de uma porca de segurança; alguém tem um número de peça para isso?
Então, usar a porca de segurança do meu Acura TSX 2007 funcionou para fixar o manípulo da alavanca de mudanças desse TSX, e também o manípulo Si de 9ª geração que mostrei anteriormente, mas o anel de inicialização OEM (plástico) não se prende bem à porca de segurança. A fricção o mantém no lugar por um tempo, mas eventualmente ele cai.

Esse adaptador "doohickey" para o 10G Civic (FC1) do eBay finalmente chegou - e adivinhem, funciona muito bem! Ele também não tem função de travamento, mas se você o aparafusar até o fim no eixo, as duas pequenas flanges se alinham corretamente para prender no anel de inicialização da 11ª geração 6MT hatchback.

O problema é que, sem uma função de travamento, aparafusar o manípulo da alavanca de mudanças Si ou TSX até o fim (a) ainda se soltaria se eu o girasse com muita força no sentido anti-horário durante a mudança de marcha, e (b) não orientaria o padrão de mudança de marcha corretamente.

A solução foi tão simples: uma arruela de segurança M10 (já que eu já tinha comprado um monte na loja de ferragens Ace junto com as porcas de segurança M10)! É apenas a espessura certa para manter o padrão de mudança de marcha do manípulo Si alinhado corretamente e travá-lo firmemente no lugar.

A única desvantagem é uma lacuna muito, muito ligeira da base do manípulo Si para o adaptador de plástico preto - realmente nem perceptível - mais o fato de que eu meio que não gosto das listras de cor preto - prata - preto - titânio - preto - titânio que resultam. Ele vai da bota (preta) para o anel da bota (prata) para o adaptador de plástico para prender no anel da bota (preto) para a base do manípulo Si (titânio), que então vai para o couro preto ao redor do próprio manípulo, mas é novamente titânio onde está o padrão de mudança de marcha.

Eu enrolei a base de titânio do manípulo Si com fita isolante preta e parece melhor para mim no escuro à noite, mas suspeito que à luz do dia vai parecer que MacGuyver o conectou de alguma forma, LOL.

Olá pessoal,
No site da Honda, esta foto mostra um botão de mudança de marcha totalmente diferente do Sport Touring e, claro, do Si. No entanto, nenhum dos modelos Sport Touring em circulação usa este botão de mudança de marcha?? Nesta foto você pode ver um carregador sem fio, então deve ser o Touring

Pode alguém confirmar se este botão está disponível?

View attachment 4441

Vou confirmar a minha coloração no botão, mas este é o mesmo interior do meu sport touring

Essa é uma boa observação - todas as fotos e vídeos "IRL" do Civic HB 2022 com a alavanca de câmbio (incluindo a versão Sport Touring, vs. Sport) mostram um botão diferente, como este:

View attachment 4481

Aquele da galeria online da Honda é (na minha opinião) muito melhor
Eu me pergunto se o botão de mudança de marcha do tipo r funcionará nestes?

21 - 26 of 26 Posts