OK, decidi que realmente queria experimentar o manípulo da alavanca de mudanças do Civic Si de 9ª geração que tinha por perto com o meu Civic ST 6MT de 2022 (um amigo meu tinha-o passado para eu experimentar no meu Acura TSX de 2007, depois que ele optou por outro manípulo aftermarket no seu Si, e eu acabei por decidir que gostava mais do manípulo de mudanças TSX de fábrica naquele carro).
Como observado neste tópico, o problema é que não há porca de bloqueio que se encaixe na bota neste carro - há uma presilha de plástico branca que é embutida (colada?) na parte inferior do manípulo de mudanças OEM ao qual a bota se prende. Então, quando removi o manípulo original e girei o manípulo Si até o fim, a bota não tinha nada para prender, além de o manípulo estar a cerca de 90 graus de não estar corretamente orientado (ou seja, com o padrão de mudança reto).
Passei na minha loja local de ferragens Ace e peguei uma porca flangeada M10-1.5 e algumas arruelas M10 - três planas e três arruelas de trava. Custou-me uns $5? (Não me lembro porque peguei um monte de outras coisas ao mesmo tempo, mas são apenas fixadores métricos soltos...)
Girei a porca flangeada no eixo da engrenagem o máximo que pude, depois adicionei a arruela de trava e a arruela plana e, em seguida, girei o manípulo Si até o fim. E ele se alinhou perfeitamente!
Agora, o único problema era prender a bota da alavanca de mudanças. Ele tem pequenas lacunas para encaixar com as abas de plástico no câmbio original. No entanto, no geral, o diâmetro da bota é um pouco menor do que a porca flangeada - o que significa que, com um pouco de puxão forte, consegui colocar o anel da bota sobre a porca e ele está muito apertado.
Então sim, há um pouco de espaço ou espaçamento visível - não me incomoda. E como eu suspeitava, usar o manípulo Si é MUITO melhor do que o original. Melhor sensação na mão, e juro que a mudança de marchas também parece mais suave agora, por razões que não consegui explicar.
Estarei experimentando outros manípulos de câmbio nos próximos meses, mas por enquanto estou rodando com este! -- Posso usar fita isolante preta para “escurecer” a parte inferior prateada do manípulo de câmbio ao mesmo tempo que obscureço os fixadores Ace M10 (que não são da mesma cor que as peças de alumínio do manípulo).